(Dis) funções do autor dramático

Autores

  • Hugo Salcedo Larios Universidad Iberoamericana Ciudad de México

Palavras-chave:

Autor dramático – Espetáculo - Teatro latino- americano - História do teatro - Espectador

Resumo

O objetivo deste artigo é definir o papel do dramaturgo
em alguns episódios da história teatral no Ocidente, e
que pelas novas disposições dos diferentes caminhos estéticos
de arte e teatro, irá rolar como figura central dentro da natureza
espetacular. O/a dramaturg@ abandona seu espaço por
se juntar a outras estratégias definidas de sua função como
"dramaturgo" no modelo alemão ou incorporada a escrita da
criação coletiva de interesse específico no teatro latino-americano.
Por outro lado, tendo em conta o processo de construção
do sentido espetacular, ou desde os trabalhos de teatro
chamado “pos-dramatico”, o público será o colaborador final,
estabelecendo-se como o autêntico coautor dos espetáculos.

Biografia do Autor

Hugo Salcedo Larios, Universidad Iberoamericana Ciudad de México

Académico de Tiempo Completo en el Departamento de Letras de la Universidad Iberoamericana Ciudad de México.

Referências

Amigó Borrás, S. (2019). El libro de Mallarmé y la muerte del poeta. Recuperado de https://www.uv.es/samigo/literatura2.htm

Aristóteles (1999). Arte Poética. México: Editores Mexicanos Unidos.

«Autor». (2019). Recuperado de http://etimologias.dechile.net/?autor.

Barthes, R. (1974). El placer del texto y Lección inaugural. México: Siglo veintiuno editores.

Barthes, R. (2018). La muerte del autor. Recuperado de http://www.cubaliteraria.cu/revista/laletradelescriba/n51/articulo-4.html.

Castro, E. (2011). Diccionario Foucault. Temas, conceptos y autores, Buenos Aires, Argentina: Grupo editorial Siglo veintiuno.

Goutman, A. (1992). Teatro y liberación. México: INBA / Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Teatral “Rodolfo Usigli”.

Lessing, G. E. (1997). Dramaturgia de Hamburgo, México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes.

Luckhurst, M. (2008). La palabra que empieza con D. Dramaturgia, dramaturgismo y asesoría literaria en el teatro desde el siglo XVIII, ed. y trad. Ignacio García May, Madrid, España: Fundamentos.

Macgowan, K. y Melnitz, W. (2016). Las edades de oro del teatro, México: Fondo de Cultura Económica.

Monleón, J. (1978). América Latina: teatro y revolución. Caracas, Venezuela: Ateneo de Caracas – Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral.

Patrice, P. (1998). Diccionario del teatro. Dramaturgia, estética, semiología, Barcelona, España: Paidós.

Pavis, P. (2016). Diccionario de la performance y del teatro contemporáneo, México: Paso de gato.

Pazo, L. (2019). “Guía de lectura”, Seis personajes en busca de autor. Recuperado de http://www.longseller.com.ar/recursos/g-2202.pdf.

Pirandello, L. (2019). Seis personajes en busca de autor. Recuperado de http://biblio3.url.edu.gt/Libros/6%20personajes%20en%20busca%20de%20un%20autor.pdf.

Ubersfeld, A. (s.f.). La escuela del espectador, Madrid, España: Asociación de Directores de España.

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Larios, H. S. (2019). (Dis) funções do autor dramático. AURA. Revista De Historia Y Teoría Del Arte, (9), 108–123. Recuperado de https://www.ojs.arte.unicen.edu.ar/index.php/aura/article/view/623