Caaporá e suas fronteiras: etnografias imaginárias e afiliações diaghilevianas

Autores

  • Ignacio González DAM - Universidad Nacional de las Artes FFyL - Universidad de Buenos Aires

Palavras-chave:

Caaporá, Ballets Russes, exotismo, indigenismo, identidade

Resumo

Em 1915, Ricardo Güiraldes e Alfredo González Garaño idearam um "balé"  "moderno" "indígena" que chamaram Caaporá. Dizse que em 1917, quando retornou a Buenos Aires uma das companhias mais importantes do século XX, os Ballets Russes, o projeto teria interessado seu grande dançarino, Vaslav Nijinsky. Este artigo propõe abordar o projeto desses ballet com base em determinadas filiações que mantém com a companhia de Diaghilev -especialmente em seu "gesto" moderno-, bem como a maneira pela qual o projeto se aproxima do "mundo guarani" no contexto do que ficou conhecido como o primeiro nacionalismo argentino.

Referências

ARMANDO, A. (2009). “Un sortilegio guaraní”, Separata, IX(14), pp. 15-41.

BABINO, M. E. (2010). Caaporá. Un ballet indígena en la modernidad. Buenos Aires: Banco Galicia- Van Riel.

BABINO, M. E. (2011). “Caaporá, un mito guaraní en la perspectiva güiraldeana”. En: BAUZÁ. El imaginario de las formas rituales: figuras y teatralidad en el Norte Grande. Buenos Aires: FFyL, pp. 89-106.

BORDELOIS, I. (1998 [1966]). Genio y figura de Ricardo Güiraldes. Buenos Aires: Eudeba.

CLAYTON, M. (2014). “Modernism's Moving Bodies”, Modernist Cultures, 9(1), 27-45.

DUBATTI, J. (2017). “Vanguardia / post-vanguardia en la historia del teatro: relación por campos procedimentales y modos de lectura”, Artescena, (3), pp. 1-12. Disponible en: <http://www.artescena.cl>.

FIGES, O. (2006). El baile de Natacha. Una historia cultural rusa. España: Edhasa.

FOKIN, M. (1981). Memorias de una maestro de ballet. La Habana: Editorial Arte y Literatura.

FORTUNA, V. (August 2016). “Dancing Argentine Modernity: Imagined Indigenous Bodies on the Buenos Aires Concert Stage (1915-1966)”, DRJ, 48(2), pp. 44-60.

FUNES, P. (2006). Salvar la nación. Intelectuales, cultura y política en los años veinte latinoamericanos. Buenos Aires: Prometeo.

GARAFOLA, L. (1998). Diaghilev’s Ballets Russes. USA: Da Capo Press.

GONZÁLEZ GARAÑO, A. (1920) Caaporá. Elementos decorativos para un ballet guarany por Alfredo González Garaño [catálogo de exposición], Madrid. Archivo de la Academia Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires.

GRÜNER, E. (2000). “De culturas e identidades nacionales, o que la verdad tiene estructura de ficción”. Boletín de la BCN, (120), pp. 13-34.

GRÜNER, E. (2003). “La rama dorada y la hermandad de las hormigas. La ‘identidad’ argentina en Latinoamérica: ¿realidad o utopía?”, en: Borón, A. Filosofía política contemporánea. Controversias sobre civilización, imperio y ciudadanía. Buenos Aires: CLACSO, pp. 341-372.

GUTIÉRREZ, R. y R. GUTIÉRREZ VIÑUALES (2000). “Fuentes prehispánicas para la conformación de un arte nuevo en América”, Temas de la Academia, (2), pp. 49-67.

GUTIÉRREZ VIÑUALES, R. (2003a). “Roberto Montenegro y los artistas americanos en Mallorca (1914-1919)”, Anales del Instituto de Investigaciones Estéticas, XXV(82), pp. 93-121.

LECOT, A. G. (1998 [1986]). En “La Porteña” y con sus recuerdos. Contribución al estudio de la vida y obra de Ricardo Güiraldes. Buenos Aires: Rivolin.

PAYÁ, C. y E. CÁRDENAS (1978). El primer nacionalismo argentino en Manuel Gálvez y Ricardo Rojas. Buenos Aires: Peña Lillo.

PRINS, E. (1918), “Las decoraciones de González Garaño”, Augusta. Revista de artes, I(2), pp. 71-79.

ROJAS, R. (1986 [1910]). “XIX. Del indianismo y el exotismo, fórmula que el autor propone en cambio de ‘Civilización y Barbarie’”, Blasón de Plata. Madrid: Hyspamérica, pp. 108-115.

ROSSI ELGUE, C. (2013). “‘El tesoro perdido’: la representación del pasado colonial rioplatense en la ópera nacional de comienzos del siglo XX”, XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza. Disponible en: <http://www.aacademica.org>.

SPENCER, C., P. DYER (1974). The world of Serge Diaghilev. London: Paul Elek.

S/D (mayo-junio 1924), “Arte Americano”, Martín Fierro, 1 (5/6), p. 37.

SPENCER, Ch. y Ph. DYER (1974). The World of Serge Diaghilev. London: Paul Elek Ltd.

TAMBUTTI, S. (2016). Ficha de cátedra “Segundo Momento: Espiritualismo naturalista, exotismo orientalista y trayectoria hacia el modernismo”, Teoría General de la Danza, Depto. de Artes, Facultad de Filosofía y Letras, UBA.

Publicado

2020-09-13

Como Citar

González, I. (2020). Caaporá e suas fronteiras: etnografias imaginárias e afiliações diaghilevianas. AURA. Revista De Historia Y Teoría Del Arte, (11), 95–119. Recuperado de https://www.ojs.arte.unicen.edu.ar/index.php/aura/article/view/618