No limite do estilo. Jorge Mañach e os desafios para uma teoria da arte em Cuba

Autores

  • Yaneidys Arencibia Coloma Centro de Estudios Sociales, Cubanos y caribeños, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Oriente

Palavras-chave:

teoria da arte, Jorge Mañach, electivismo, longa duração, história e estilo

Resumo

A teoria da arte é uma disciplina acadêmica que teve pouco desenvolvimento na América Latina e sua evolução foi resolvida na importação de modelos estranhos à realidade do nosso continente. Nesse sentido, para uma teoria da arte em história e estilo, Jorge Mañach, examina neste volume, a presença de elementos teóricos e metodológicos que permitem basear o contributo desse autor para ele. O Electivismo, a Longa Duração e a Teoria da circunstância histórica do estilo são expostos, em virtude de especificar o método utilizado e a concepção historiográfica que apóia sua proposta. Sustentado pelo método hermenêutico, afirma-se a lógica da sistematização teórica, para revelar a contribuição de Jorge Mañach à teoria da arte a partir da enunciação de sua teoria da circunstância histórica do estilo. 

Referências

• ACHA, JUAN (1993). Las culturas estéticas de América Latina. México D.F.: UNAM.

• AGUIRRE ROJAS, CARLOS A (1993) La escuela de los Annales. Ayer, hoy, mañana. España: Ediciones Montesinos.

• ARENCIBIA COLOMA YANEIDYS (2012). El pensamiento cultural cubano de la República. ¿Teoría del arte en el Caribe? Alemania: Editorial Académica Española.

• COLOMBRES, ADOLFO (2012). Teoría transcultural de las artes visuales. La Habana: Ediciones ICAIC.

• ESCOBAR, TICIO (2012). La belleza de los otros. Arte indígena del Paraguay. La Habana: Fondo editorial Casa de las Américas. Casa de las Américas.

• FERNÁNDEZ RETAMAR, ROBERTO (1979). Para una teoría de la literatura hispanoamericana. La Habana: Cuadernos Casa.

• GARCÍA CANCLINI, NÉSTOR (1979). La Producción Simbólica. Teoría y Método en Sociología del Arte. México: Siglo XXI Editores.

• KULTERMANN, UDO (1990). Historia de la Historia del Arte. Madrid: Ediciones Akal, S.A.

• MAÑACH ROBATO, JORGE (1925). La pintura en Cuba. La Habana: Sindicato de Artes Gráficas.

• ______________ (1944). Historia y estilo. La Habana: Editorial Minerva.

• ______________ (1959). Paisaje y pintura en Cuba. Madrid: Artes Gráficas Ibarra.

• MIR, PEDRO (1979). Fundamentos de teoría y crítica de arte. Santo Domingo: Publicaciones de la Universidad Autónoma de Santo Domingo, Volumen CCLXVI.

• MORASWKI, STEFAN (20016). De la estética a la filosofía de la cultura. Selección y traducción del polaco, Desiderio Navarro.1ra Ed. San José, C.R.: TEOR/ética. La Habana. Cuba: Centro Teórico-Cultural Criterios.

• OCAMPO, ESTELA y MARTÍ PERAN (1991). Teorías del arte. Barcelona: Icaria Editorial.

• SEGREO, RIGOBERTO y MARGARITA SEGURA (2012). Más allá del mito. Jorge Mañach y la Revolución cubana. Santiago de Cuba: Colección Diálogo. Editorial Oriente.

• SOTO Y SAGARRA, LUIS DE (1943). Filosofía de la Historia del Arte (I). La Habana: Publicaciones de la Universidad de La Habana. Editorial Lex.

• TAINE, HYPPOLYTE A. ([1865] 1946). Filosofía del arte. Barcelona: Iberia Ed.

• TORRES CUEVAS, EDUARDO et al (2002). La Historia y el oficio de historiador. La Habana: Imagen Contemporánea.

• VENTURI, LIONELLO (1949). Historia de la crítica de arte. Buenos Aires: Editorial Poseidón.

Publicado

2018-08-24

Como Citar

Coloma, Y. A. (2018). No limite do estilo. Jorge Mañach e os desafios para uma teoria da arte em Cuba. AURA. Revista De Historia Y Teoría Del Arte, (7), 126–142. Recuperado de https://www.ojs.arte.unicen.edu.ar/index.php/aura/article/view/553