Sobre o luto e a dor: “Río abajo” e “Sudarios” de Erika Diettes
Palavras-chave:
arte e violencia, luto, víctimas, memoria, pathosformel, crítica da arteResumo
Neste ensaio são analisados três trabalhos da artista colombiana Erika Diettes.
Estas obras constituem uma unidade manifesta: o trabalho com a comunidade, a história das vítimas e dos sobreviventes como parte constituinte do trabalho, as referências rituais e sacras através da metaforização do cemitério, assim como o elo que é construído com a a iconografia cristã. Todas essas relações convergem nos temas da memória, da dor e do luto. No entanto, esses trabalhos não podem ser interpretados de forma unívoca. Tendo em conta este princípio, este artido estabelece um diálogo com algumas das interpretações recorrentes do trabalho do artista, tais como aquelas que indicam a função do seu trabalho no que diz respeito à elaboração do luto e à representação da dor. Em relação a essa perspectiva, é feita uma análise de tipo ambivalente em que o luto e a dor estão presentes, mas a partir de suas tensões e conflitos.
Referências
Adorno, Theodor. 1986. Dialéctica Negativa. Madrid: Taurus.
Agamben, Giorgio. 2000. Lo que queda de Auschwitz. El archivo y el testigo. Homo Sacer III. Barcelona: Pre-Textos.
Agamben, Giorgio. 2010. Ninfas. Barcelona: Pre-Textos.
Arcos Palma, Ricardo. 2010. “Fotografía y memoria: vistazo crítico a la obra de Erika Diettes”. Esfera Pública, enero 15: http://esferapublica.org/nfblog/fotografia-y-memoria-vistazo-critico-a-la-obra-de-erika-diettes/
Berger, John. 2017. El tamaño de una bolsa. Madrid: Alfaguara.
Burucúa, José Emilio, y Nicolás Kwiatkowski. 2015 “Cómo sucedieron estas cosas”. Representar masacres y genocidios. Buenos Aires: Katz.
Butler, Judith. 2010. Marcos de guerra. Las vidas lloradas, Madrid: Paidós.
Diéguez, Ileana. 2015. “Erika Diettes: imágenes en duelo”. En Memento Mori. Testamento de vida. pp.43-52.
Diéguez, Ileana. 2013. Cuerpos sin duelo: icnografías y teatralidades del dolor. Córdoba, Argentina: Ediciones DocumentA/Escénica.
Diettes, Erika. 2016. Entrevista realizada por Elkin Rubiano. Bogotá, mayo 5. Registro fonográfico
.
Diettes, Erika. 2015a. “Conversación entre Erika Diettes y Anne Wilkes Tucker”. En Memento Mori. Testamento de vida. Pp. 161-176.
Diettes, Erika. 2015b. Entrevista realizada por Cardona González. Febrero 12. Bogotá, Colombia.
Diettes, Erika. 2014. “Por los desparecidos y sus familiares”. El Catolicismo, junio 25: http://elcatolicismo.com.co/es/noticias/490-exposicion-rio-abajo------.html
Diettes, Erika. 2012. Entrevista realiza por Iván Ordoñez. Enero 24. Bogotá, Colombia.
Diettes, Erika. 2008. Entrevista realizada por Juan Calle. Noviembre 7. Bogotá, Colombia.
Duarte, Ángela María. 2016. “Los silencios del dolor: sobre el tacto en Sudarios de Erika Diettes. En M. del R. Acosta. (coord.ᵃ), Resistencias al olvido. Memoria y arte en Colombia (pp. 117-137). Bogotá: Universidad de los Andes.
Eisenman, Stephen F. 2014. El efecto Abu Ghraib. Barcelona: Sans Soleil.
“Erika Diettes y el arte de encontrar belleza en el dolor”. 2016. El País, junio 26: http://www.elpais.com.co/entretenimiento/cultura/erika-diettes-y-el-arte-de-encontrar-belleza-en-el-dolor.html
“Erika Diettes, la belleza detrás de la violencia”. Revista Caras: https://static1.squarespace.com/static/54918f84e4b0b437af2bbcf0/t/564281cae4b042aca2b35771/1447199178772/2015_rev_caras.pdf
Gaitán Tobar, Andrés. 2010. “Erika Diettes. Pulcritud y sordidez”. Zona tórrida y crítica, febrero 20: http://zonatorridaycritica.blogspot.mx/2010/02/erika-diettes-pulcritud-y-sordidez.html
Grupo de Memoria Histórica. 2008. Trujillo. Una tragedia que no cesa. Primer informe de memoria histórica de la Comisión Nacional de Reparación y Reconciliación. Bogotá: Editorial Planeta.
Olaya Gualteros, Vladimir; Lasnaia Simbaqueba, Mariana. 2012. “Estetización de la memoria: formación y espacios de lo político”. Revista Colombiana de Educación (62):117-138.
Perdomo, Alejandro. 2017. “Víctimas del arte”. Reconocimiento a la crítica y el ensayo. Arte en Colombia. Versión 12. Bogotá: Universidad de Los Andes. Pp. 5-12.
Rancière, Jacques. 2005. Sobre políticas estéticas. Barcelona: Museu d´Art Contemporani de Barcelona/Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona.
Rancière, Jacques. 1997. El desacuerdo. Política y filosofía. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visón.
Rubiano, Elkin. 2016. “Memoria, arte y duelo: el caso del Salón del Nunca Más de Granada (Antioquia, Colombia)”. Revista Historelo, 9 (18): 314-342.
Steyerl, Hito. 2014. “Desaparecidos: entrelazamiento, superposición y exhumación como lugares de indeterminación”. Los condenados de la Pantalla. Buenos Aires: Caja Negra. Pp. 143-166.