Territorialidade, localidade e derivas políticas na América Latina: crítica de arte e escritos de artistas

Autores

  • Gabriela A. Piñero

Palavras-chave:

crítica de arte, escritos de artistas, América do Sul, teoria decolonial

Resumo

Este artigo analisa uma série de escritos de crítica de arte e textos de artistas produzidos na América Latina entre a década de sessenta e o início do século XXI. Em sintonia com o trabalho desenvolvido por artistas da região, que reelaboraram os postulados artísticos hegemônicos através de obras que fundiam as contribuições dos centros com tradições e preocupações locais, os textos de crítica de arte e também os escritos de artistas, questionaram a matriz colonial do projeto artístico moderno e construíram novos horizontes teóricos e coordenadas de análise para significar as práticas regionais.

O conjunto de escrituras aqui analisadas é delimitado e organizado a partir de duas problemáticas recorrentes do pensamento artístico regional: a questão da territorialidade e da localidade, e o anseio pela construção de práticas críticas capazes de resistir (ou pelo menos reconfigurar) os imperativos da modernidade ocidental e incidir no próprio presente.

Biografia do Autor

Gabriela A. Piñero

TECC, Facultad de Arte, UNICEN

Referências

Acha, J. (1978). "La actual división técnica del trabajo artístico en América Latina", Primer encuentro Iberoamericano de críticos de arte y artistas plásticos. Museo de Bellas Artes de Caracas, Venezuela, 18-27/06/1978. International Center for the Arts of the Americas at the Museum of Fine Arts, Houston, ICAA. Record ID: 815489.

Camnitzer, L. (1992). “Arts, Politics and The Evil Eye”, Third Text, 6:20, pp. 69-76.

_____. (2008). Didáctica de la Liberación. Arte Conceptualista Latinoamericano. Montevideo/Buenos Aires: Casa Editorial HUM, Centro Cultural de España.

_____. (2009). De la Coca-Cola al Arte Boludo. Santiago de Chile: Metales Pesados.

Castro Gómez, S. y E. Mendieta, eds. (1998). Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate), México, Miguel Ángel Porrúa.

Gilman, C. (2012). Entre la pluma y el fusil. Debates y dilemas del escritor revolucionario en América Latina. Buenos Aires: Siglo XXI.

Greenberg, C. (1932). Letters to college friend Harold Lazarus, Jan-Sep 1932. Clement Greenberg Papers, 950085, Getty Research Institute, Special Collections, Los Ángeles.

_____. (s.f). “Aesthetics Considerations in Politics”, Clement Greenberg Papers, 950085, Box 26, Folder 13, Getty Research Institute, Special Collections, Los Ángeles.

Guilbaut, S. (1990). De Cómo Nueva York robó la idea del arte moderno, Madrid: Mondadori.

Longoni, A. (2007). “Otros inicios del conceptualismo (argentino y latinoamericano)”. https://www.dropbox.com/s/2h14vm9xi5u5htu/OtrosIniciosdelConceptualismo.pdf

Medina, C. (2006). “El último refugio del arielismo”. Ponencia presentada en Marta Traba y las batallas del arte en Latinoamérica, XI Cátedra Internacional de Arte Luis Ángel Arango, Bogotá.

_____. (2007), “Delays and Arrivals”, Curare 27, pp. 113-117.

_____. (2013). “Contemp(t)orary: Once tesis”, Revista de la Escuela de Arquitectura de la Universidad de Costa Rica, Vol. 2, pp. 1-11.

Mignolo, W. (2008) “La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso”, Tabula Rasa no. 8, pp. 243-281.

Mosquera, G. (1996). Beyond the Fantastic: Contemporary Art Criticism from Latin America. London: Cambridge.

_____. (1996b). “El arte latinoamericano deja de serlo”, Madrid, ARCO Latino.

_____. (1997) “Arte que va hacia afuera”, en Kurt Hollander (ed.) Así está la cosa. Instalación y arte objeto en América Latina, México, Centro Cultural Arte Contemporáneo.

_____. (2000). No es sólo lo que ves: pervirtiendo el minimalismo, Madrid: Centro de Arte Reina Sofía.

_____. (2010). Caminar con el Diablo. Textos sobre arte, internacionalismo y culturas. Madrid: Exit Publicaciones.

Oyarzún, P. ([1989] 2000). “Arte en Chile de veinte, treinta años”, Arte, visualidad e historia. Santiago de Chile: Ed. de la Blanca Montaña, https://www.academia.edu/682332/Arte_visualidad_e_historia

Pedrosa, M. (2017). De la naturaleza afectiva de la forma, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid.

(autora). (2016). “Lo político como condición de lo latinoamericano. Crítica de arte desde América Latina en los sesenta y setenta” en El Arte Latinoamericano durante la Guerra Fría: Figurativos vs Abstractos, Antonio E. de Pedro, coord. Nuevas Lecturas de Historia. Revista monográfica de la Maestría en Historia de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC), Suplemento No. 36.

(autora). (2019). Ruptura y continuidad. Crítica de arte desde América Latina, Santiago de Chile, Metales Pesados.

Richard, N. (2009). “Lo político en el arte: arte, política e instituciones”, E-misférica 6.2 Cultura + Derechos + Instituciones. https://hemisphericinstitute.org/en/emisferica-62/6-2-essays/lo-politico-en-el-arte-arte-politica-e-instituciones.html

_____. (2010). “Derivaciones periféricas en torno a lo intersticial”, en Cuauhtémoc Medina (ed.), sur, sur, sur, sur, Séptimo Simposio Internacional de Teoría sobre Arte Contemporáneo [SITAC], MEDINA, Cuauhtémoc, ed. México: Patronato de Arte Contemporáneo.

_____. (2013). Crítica y política. Santiago de Chile: Editorial Palinodia.

Speranza, G. (2012). Atlas portátil de América Latina. Arte y ficciones errantes, Barcelona, Anagrama.

_____. (2017). Cronografías. Arte y ficciones de un tiempo sin

tiempo. Barcelona, Anagrama.

_____. (2019). Futuro Presente. Perspectivas desde el arte y la política sobre la crisis ecológica y el mundo digital. Buenos Aires: Siglo XXI / Universidad Torcuato Di Tella.

Traba, M. ([1973] 2005). Dos décadas vulnerables en las artes plásticas latinoamericanas, 1950-1970, Buenos Aires, Siglo XXI.

_____. (1974). Mirar en Caracas. Crítica de Arte. Caracas: Monte Avila Editores C. A.

Publicado

2020-09-13

Como Citar

Piñero, G. A. (2020). Territorialidade, localidade e derivas políticas na América Latina: crítica de arte e escritos de artistas. AURA. Revista De Historia Y Teoría Del Arte, (11), 3–17. Recuperado de https://www.ojs.arte.unicen.edu.ar/index.php/aura/article/view/797