A imagem fotográfica como testemunho do desaparecimento na Colômbia

Autores

  • Laura Isabel Ramírez Rivillas

Palavras-chave:

Fotografia, conflito armado colombiano, Álvaro Cardona, Árbol adentro, desaparição, violência política.

Resumo

Este artigo se inscreve no marco da pesquisa de mestrado que investiga as construções visuais das vitimas do conflito armado colombiano a partir de diferentes trabalhos fotográficos. Para a escrita do mesmo decidimos pensar e olhar o trabalho fotográfico Árbol adentro (2014)de Alvaro Cardona, realizado junto às mães dos desaparecidos em execuções extrajudiciais que aconteceram durante o conflito armado colombiano. Para analisar e aprofundar este olhar para as fotos, as fotografias de Cardona foram pensadas em relação a algumas análises que trabalharam amplamente a evocação da desaparição nas fotografias da ditadura argentina, entendendo as diferenças ocorridas em cada contexto. Ressaltamos que este recorrido foi realizado a partir das teorias e metodologias propostas pelos campos das Ciências Sociais e dos Estudos Visuais, o que nos permite pensar as fotografias como fragmentos documentais da visualização da violência política no país.

Biografia do Autor

Laura Isabel Ramírez Rivillas

Maestranda en Comunicación y  Cultura de la Universidad de Buenos Aires. Comunicadora Social - Periodista de la Universidad de Antioquia. Integrante de los grupos de investigación: Grupo de Estudios en Fotografía Contemporánea, Arte y Política (FoCo) del Instituto de Investigación Gino Germani de la UBA; y, Círculo de estudios sobre la Colombia Contemporánea de la Universidad Nacional de San Martín.

Referências

Barros, M. A. y Rojas Mateus, N. (2015). El rol de la mujer en el conflicto armado colombiano. El libre pensador, Universidad Externado de Colombia.

Barthes, R. (2015). La cámara lúcida. Nota sobre la fotografía. Paidós.

Benjamin, W. (2008). Sobre la fotografía. Pre-textos.

Blejmar, J., Fortuny, N. y García, L. I. (Eds.) (2013). Instantáneas de la memoria. Fotografía y dictadura en Argentina y América Latina. Libraria Ediciones.

Bourdieu, P. (1990). Sociología y cultura. Editorial Grijalbo, S.A.

Centro Nacional de Memoria Histórica (2013). ¡Basta ya! Colombia: Memorias de guerra y dignidad. Imprenta Nacional.

----------------------------------------------- (2015). Con licencia para desplazar. Masacres y reconfiguración territorial en Tibú, Catatumbo. Imprenta Nacional de Colombia.

Da Silva Catela, L. (2001). No habrá flores en la tumba del pasado. La experiencia de reconstrucción del mundo de familiares de desaparecidos. Ediciones Al Margen.

Didi-Huberman, G. (2004). Imágenes pese a todo. Memoria visual del Holocausto. Paidós.

Diéguez Caballero, I. (2013). Cuerpos sin duelo. Iconografías y teatralidades del dolor. DocumentA/Escénica Ediciones.

El País (2021, junio 11). Declaración completa de Juan Manuel Santos ante la Comisión de la Verdad. El País. https://elpais.com/internacional/2021-06-11/declaracion-completa-de-juan-manuel-santos-ante-la-comision-de-la-verdad.html

Feld, C. (2013). Fotografía y desaparición en Argentina. Consideraciones sobre la foto de Alice Domon y Léonie Duquet tomada en el sótano de la ESMA. En Artículos de investigación sobre fotografía (2013), pp. 37-83. Premio CdF Ediciones.

Fortuny, N. (2014). Memorias fotográficas. Imagen y dictadura en la fotografía argentina contemporánea. La Luminosa.

García, L. I. (2011). Políticas de la memoria y de la imagen. Ensayos sobre una actualidad político-cultural. Colección Teoría, Universidad de Chile.

Gómez, J. (2019). Dónde están las historias. Consejo de Redacción. https://consejoderedaccion.org/webs/Pistas-Desaparecidos/historias.html

Guzmán B., A. (1990). Sociología y violencia. Documento de trabajo (07). Centro de Investigaciones y Documentación Socioeconómica.

Longoni, A. (2009). Apenas, nada menos. En torno a “Arqueología de la ausencia”, de Lucila Quieto. Ramona (97), 56-61.

Martínez Quintero, F. (2020). Del indicio al testimonio. Las prácticas artísticas frente a la experiencia de la violencia política en Colombia [Tesis de doctorado, Universidad Externado de Colombia]

Muñoz-Onofre, D. (2011). Masculinidades bélicas como tecnología de gobierno en Colombia. La Manzana, 5(9), pp. 96-107. http://www.estudiosmasculinidades.buap.mx/num9/index.html.

PNUD y Fundación Progresar (2019). Perfiles de la desaparición en Norte de Santander. https://www.co.undp.org/content/dam/colombia/docs/Paz/Libro-Desaparecidos/UNDP_Co_PAZ_Publucacion_libro%20desaparecidos%20print.pdf

Rancière, J. (2013). El espectador emancipado. Manantial.

Rubiano Pinilla, E. (2018). “La guerra que no hemos visto” y la activación del habla. Estudios de Filosofía (58), pp. 65–98.

Silva, Armando (1998). Álbum de familia. La imagen de nosotros mismos. Editorial Norma.

Schmucler, H. (1996). “Ni siquiera un rostro donde la muerte hubiera podido estampar su sello (reflexiones sobre los desaparecidos y la memoria)”. Pensamiento de los confines, (3).

Uribe, M. V. (2004). Antropología de la inhumanidad. Un ensayo interpretativo sobre el terror en Colombia. Editorial Norma.

---------------- (2012). Prácticas de memoria, imaginarios de verdad: Tres mujeres víctimas de la guerra en Colombia. Historia cultural desde Colombia: Categorías y Debates, (1), pp. 117-136.

Uribe, M. V., Forero, A. M., de Gamboa Tapias, C., Mahecha Bustos, I., Rincón Corelli, R., Chaparro González, N. y Céspedes-Báez, L. M. (2014). Aristas del conflicto armado. Editorial Universidad del Rosario.

Van Dembroucke, C. (2005). Con los ojos bien abiertos. Rayando los confines, Revista Pensamiento de los Confines. http://rayandolosconfines.com/tradu6.html

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Rivillas, L. I. R. (2022). A imagem fotográfica como testemunho do desaparecimento na Colômbia. AURA. Revista De Historia Y Teoría Del Arte, (15), 31–53. Recuperado de https://www.ojs.arte.unicen.edu.ar/index.php/aura/article/view/1021

Edição

Seção

Artigos