Cinema em Córdoba: o marco por trás dum sucesso
Palavras-chave:
cinema cordobes, produção cinematográfica regional, escolas de cinema, tecnologias digitais de produção audiovisual, cineclubesResumo
Grande parte da história do cinema em Córdoba só foi uma história da exibição cinematográfica, no entanto o impacto local e a visibilidade nacional alcançado ao longo de 2011 pelo filme De caravana (Rosendo Ruiz, 2001) ajudaram a abrir as portas para o reconhecimento de toda uma série de filmes de produção local contemporânea da mesma origem, que surgiram como parte do programa de "Contribuições Reembolsáveis para a indústria cinematográfica de Córdoba". Se até 2008 a produção era em geral de filmes de curta e média duração, a situação mudou abruptamente a partir desse ano, passando para uma média de cinco longas-metragens por ano tanto ficção quanto documentários na década seguinte. Aqui propomos uma possível explicação para essa explosão e continuidade na produção local de longas que não tinham nada a ver apenas com um programa de financiamento específico, mas sim com causas mais profundas e precoces no tempo.Referências
AAVV, “Emerger de/desde Córdoba (2010-2015): una lista que provoca vértigo”, en TOMA UNO (Nº 6). 163-170. Córdoba, Facultad de Artes UNC, 2018.
Conti, Micalea, “Nuevo Cine Argentino y Nuevo Cine Cordobés” en TOMA UNO (Nº 5), 117-131. Córdoba, Facultad de Artes UNC, 2016.
Gil Mariño, Cecilia, El mercado del deseo. Tango, cine y cultura de masas en la Argentina de los años ’30. Buenos Aires: Teseo, 2015. 172 pp., ISBN 978-987-723-039-0.
González L., Barnes C., Castro D. y Borello J., “La producción cinematográfica en la provincia de San Luis y la experiencia de San Luis Cine”, en SECTORES, REDES, ENCADENAMIENTOS PRODUCTIVOS Y CLÚSTER DE EMPRESAS, Lecturas seleccionadas de la XVIII Reunión Anual Red Pymes Mercosur. 390-428. 2013.
González, Leandro, “Sobre la articulación de las políticas audiovisuales locales, nacionales y regionales en Argentina” en QUÓRUM ACADÉMICO (Vol. 14 Nº 2). Pp. 138-159. 2017. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/1990/199053182008.pdf
Iparraguirre, Martín, “El cineclubismo como una forma de pedagogía” en TOMA UNO (Nº 3), 221-232. Córdoba, Facultad de Artes UNC, 2014.
Mohaded, Ana, Producciones Cinematográficas Cordobesas realizadas entre 1956 y 1976. Trabajo Final de Licenciatura en Cine y Televisión, Universidad Nacional de Córdoba. 1988
Moreschi, Oscar, “Construir la memoria. El Departamento de Cine de la Escuela de Artes de la Universidad Nacional de Córdoba” en TOMA UNO, (Nº 1), 207-221. Córdoba, Facultad de Artes UNC, 2012. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/toma1/article/view/8581/9446.
Motta, J., Morero, H. y Mohaded, N. (2012), “La producción cinematográfica y de contenidos para televisión en Córdoba. Evolución reciente y perspectivas futuras” en XVII REUNIÓN ANUAL DE LA RED PYMES MERCOSUR. PyMES, Clusters e Innovación: una agenda para el MERCOSUR. 2012.
Ozollo, Javier. Informe sobre la historia y la actualidad de la cinematografía mendocina. Resumen de la tesis doctoral del autor: OZOLLO, J.: “La California Argentina. Condiciones sociales del surgimiento, desarrollo y caída de la cinematografía en Mendoza (1944-1957)”. Tesis doctoral. Facultad de Ciencias Políticas y Sociales. U.N.Cuyo. 2009. Pág. 37. Recuperado de: https://www.ungs.edu.ar/wp-content/uploads/2012/03/JO-Informe-sobre-la-historia-y-actualidad-de-la-cinematograf%C3%ADa-mendocina.pdf
Paranaguá, Paulo Antonio, “América Latina busca su imagen” en Historia General del Cine, Volumen X. Madrid: Cátedra. 1996.
Rodrigues Silva, Luciana (2012). O cinema digital e seus impactos na formaçao en cinema e audiovisual (Tesis de Doctorado). Escola de Comunicaçöes e Artes da Universidade de Säo Paulo. Säo Paulo.
Rodríguez Álvarez, G., “Raíces y metamorfosis del cineblubismo universitario” en ReToma, Filmoteca de la Universidad Nacional Autónoma de México. Recuperado de: https://www.filmoteca.unam.mx/pages/articulos-revista-toma/raices-y-metamorfosis-del-cineclubismo.
Sáenz, Sebastián, El cine en Córdoba: Catálogo de la producción cinematográfica, 1915-2000, Córdoba: Ferreyra. 2004.
Sorrentino, Pedro, “Criterios para postulación de proyectos a concursos del Plan de Fomento del SATVDT” en TOMA UNO (Nº 1). 191-204. Córdoba, Facultad de Artes UNC, 2012.